domingo, 12 de outubro de 2008

MUSTACHE...

MUSTACHE...


Conjunto de pêlos faciais humanos, localizados entre o nariz e o lábio superior, preservados por alguns homens. As mulheres também têm (o Chamado buço ou, como se diz em Fronteira, mustache!) e, embora hajam umas mais farfalhudas que outras, na sua maioria optam por tirá-lo. Bendito seja o “veet” e a cera quente e fria!!

Segundo dados históricos, podemos afirmar que o bigode é um traço facial que marca a identidade de diferentes culturas.

Porém, em quase todas as sociedades actuais, o bigode caiu em desuso e foi substituído por um visual muito mais “clean”. Segundo algumas pessoas, é algo totalmente nojento pois após as refeições, não basta a comida entre os dentes, ainda temos que levar com a comida entre os bigodes.

Não é despropositado dizer que a sociedade global associa o bigode a alguns fenómenos sociais que não dependem da geografia.
Por exemplo, motoqueiros, toureiros, taxistas, camionistas e polícias estão associados ao uso desse “tufo de pelos”.

Na sociedade do século XIX e primeira metade do século XX, foi de grande importância. A sua utilização demonstrava poder sócio-económico e tinha uso quase que obrigatório entre os homens importantes.

Hoje ter bigode, ou é coisa de pobre que não tem dinheiro para cortar, ou é coisa de artista de mini-séries antigas.

Podemos então falar de bigodes famosos. Entre eles, referindo o contexto internacional, destaco: Adolf Hitler, Einstein, Charlie Chaplin, Chuck Norris, Freddie Mercury, Marx, Josef Stalin, Martin Luther King, Ghandi, Ned Flanders (J), Saddam Hussein, Salvador Dali e Super Mário. No panorama nacional os escolhidos são: António Sala, Artur Jorge, Avô Cantigas, Carlos Queiroz, D. Duarte Pio, Humberto Coelho, Luís Filipe Vieira, Quim Barreiros, Toni, Zé Manel (Taxista), etc.

Tudo isto para vos contextualizar noutro tema. Quem não ouviu já a expressão “Bigodinho na Cueca”?? Sabem de que vos falo??

Pois é! Imaginemos agora que a cueca é fio dental…Que bigode daria? Segundo uma amiga minha é bigodinho à Hitler, para mim é mais à Zorro!!! Se a cueca fosse de gola alta, como as que usam as nossas avós, já era mais à asterix!

Beijinhos

Sem comentários: